Total de visualizações de página

Pesquisar

Followers/Seguidores

GUIA DE INSTALAÇÃO DO LINUX MINT 18.2 SONYA

GUIA DE INSTALAÇÃO DO LINUX MINT 18.2 SONYA

 

SITIO DO VIEIRA
SETEMBRO DE 2017
BSB-DF

HÁ UNS ANOS ATRÁS NINGUÉM IMAGINAVA QUE O UBUNTU LINUX FOSSE SUPERADO EM NÚMERO DE DOWNLOADS POR OUTRA DISTRO. PASSADOS OS ANOS, AS COISAS REALMENTE MUDARAM E HOJE O LINUX MINT SUPERA O UBUNTU DA CANONICAL EM NÚMERO DE DOWNLOADS NOS SITIOS MAIS IMPORTANTES DE DISTROS LINUX. O LINUX MINT LIDERA E COM TODA A RAZÃO; A DISTRO ESTÁ ENXUTA, FÁCIL DE USAR, CONFIGURÁVEL E AMIGÁVEL.
POR ESSES DIAS, O SITIO DO DESENVOLVEDOR DISPONIBILIZOU A SEGUNDA VERSÃO DO MINT 18, PASSANDO A MINT 18.2. (Sonya).
VALE A PENA VERIFICAR E TESTAR INICIALMENTE EM UMA USB, E DEPOIS INSTALAR EM SEU COMPUTADOR, DUAL BOOT COM SUA VERSÃO WINDOWS.

GUIA DE INSTALAÇÃO DO LINUX MINT 18.2
Aprenda, neste tutorial, a instalar facilmente o Linux Mint 18/18.1 no seu computador, seja em dual boot ou em instalação única.O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares da atualidade, tem o objetivo de oferecer ao usuário um sistema operacional moderno, elegante e fácil de usar.
Possui duas versões distintas, uma que é baseada no Ubuntu (a mesma que utilizaremos neste tutorial), disponível com os ambientes de desktop Cinnamon (interface criada pelo time de desenvolvedores do Linux Mint), MATE, KDE e Xfce, além de uma outra versão baseada no Debian, esta disponível apenas com os ambientes Cinnamon e MATE.A versão mais recente do Linux Mint 18 "Sarah"/18.2 "Sonya" tem como base o Ubuntu 17.04 LTS (Xenial Xerus), o que garante suporte a atualizações e correções de erro até abril de 2021. Para saber mais detalhes sobre o Linux Mint basta acessar o site oficial da distro:
https://www.linuxmint.com/
Vamos então à instalação do Linux Mint 18!Neste tutorial foi utilizado a ISO de 64 bits do Linux Mint 18.2 "Sonya" com a interface MATE, além do Oracle VM VirtualBox na versão 5.1.14 para esta instalação, onde já estava instalado o Windows 10 (com o recurso EFI habilitado nas configurações) num HDD "virtual" de 50GB e 2GB de memória RAM. Apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser executados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.

Antes de tudo, o que fazer?


Pretende instalar o Linux Mint ao lado do Windows (7, 8, 8.1 ou Windows 10) ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco rígido (fazendo o "famoso" dual boot)? Então você deve seguir as recomendações abaixo:

  • Faça BACKUP de todos os seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja mais detalhes de como fazer isso neste tutorial do wikiHow.Você encontra mais detalhes de como fazer backup dos seus arquivos (e também do seu HD) no nosso artigo, acesse:

  •  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/

  • o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html
  • #backup
  • Desde já deixo claro que NÃO me responsabilizo por possíveis perdas de dados que venham a acontecer (apesar que o risco disso acontecer seguindo os passos desse tutorial é mínimo, mas pode acontecer), por isso a importância de fazer uma cópia de seus dados.

  • Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição que irá redimensionar para instalar o Linux Mint. O Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, sendo desnecessária a instalação de outros programas.
  • No link abaixo você pode conferir como fazer a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:
  •  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/como-desfragmentar-o-hd.html.

  • Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente no Windows 10, Windows 8 e 8.1.Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações.

  • Configure o Setup do BIOS do seu computador para dar boot pelo CD/DVD ou pen drive.Aprenda como fazer isso assistindo este vídeo do canal "Tutoriais para Tudo" (YouTube) ou este tutorial do canal "Sayro Digital" (YouTube).

* Caso seu computador não dê boot pelo DVD ou pen drive (e tenha UEFI), pode ser necessário desativar o Boot Seguro (Secure Boot), veja como fazer esse procedimento nesse tutorial do site TecMundo.Você pode conferir mais detalhes do que fazer antes de instalar o Linux Mint no nosso outro post, acesse:

 http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html

Requisitos de sistema


Antes de baixar a ISO do Linux Mint, confira abaixo os requisitos mínimos de sistema para a versão com o desktop MATE:

  • 512 MB de memória RAM (1 GB ou mais recomendado);
  • 9 GB de espaço livre em disco (20 GB ou mais é o recomendado);
  • Monitor com resolução 1024×768 ou superior.
O seu computador está apto a instalar o Linux Mint? Se sim, faça o download da ISO, o que é explicado no próximo passo!

Download do Linux Mint 18.2


Faça já o download o Linux Mint 18, acesse:
Se o seu computador é equipado com UEFI, você deverá baixar e utilizar a ISO de 64 bits do Linux Mint.

Gravar a ISO num DVD ou pen drive


Existem vários programas para gravar ISOs em DVDs e pen drives, cito abaixo apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.Gravando num DVDSe você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do Linux Mint utilizando o K3b ou o Brasero, veja como criar um DVD de instalação do mesmo acessando:

http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Como-gravar-uma-imagem-ISO-num-CD-ou-DVD-no-Linux.html

No Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:

http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html

Gravando num pen driveSe você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do Linux Mint pelo terminal utilizando o "dd", confira como fazer isso acessando:

http://www.blogopcaolinux.com.br/2015/12/

como-criar-um-pendrive-bootavel-pelo.htmlJá no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando:

http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/pen-drive-bootavel-do-linux-no-windows-rufus.html

Particionando o HD


Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação do seu HD (caso utilize o Windows), agora você precisa de um espaço vazio no seu HD para instalar o Mint. Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo, veja como utilizá-la acessando:

http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-no-windows.html

Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:

http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-com-gparted.html*

Você também pode utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows caso queira, mas, como dito anteriormente, o recomendado é utilizar o próprio Gerenciador de discos do Windows, o que pode evitar alguns problemas.Após criar um espaço vazio no seu HD, reinicie o computador com o DVD ou pen drive anteriormente e vamos para a instalação do Linux Mint!

Instalando o Linux Mint


Vamos então ao passo a passo de instalação do Linux Mint com desktop MATE!
Após reiniciar (e se seu computador estiver configurado corretamente) irá aparecer uma tela semelhante a esta (caso seu computador tenha UEFI):

Deixe selecionado a opção Start Linux Mint 18.x 64-bit (Iniciar o Linux Mint 18.2, que no meu caso é a versão 18.2 "Sonya" com o desktop MATE de 64 bits) e pressione Enter .
Caso seu computador seja mais "antigo" e tenha BIOS, a tela será semelhante a esta, neste caso, apenas aguarde enquanto o sistema é carregado, ok?

Após o carregamento do sistema, dê dois cliques em "Install Linux Mint" (na área de trabalho) para iniciar o processo de instalação, como mostrado na imagem abaixo:

Selecione o idioma de instalação (que no meu caso é o Português do Brasil) e após, clique em "Continuar":

Na próxima etapa você terá a opção de instalar os codecs e drivers proprietários no sistema (lembrando que poderá fazer isso após a instalação do Linux Mint), basta apenas marcar a opção "Instalar softwares de terceiros para gráficos e hardware Wi-Fi, Flash, MP3 e outras mídias" (em destaque na imagem abaixo); com isso, o processo de instalação do Linux Mint será um pouco mais demorado, já que será necessário baixar os pacotes necessários pela internet.Após, clique em "Continuar":

A etapa seguinte é uma das mais importantes, nela você deverá escolher o Tipo de instalação. Caso já tenha algum sistema operacional instalado no seu disco rígido, será exibido algumas opções, dentre elas, a de instalar o Linux Mint ao lado do sistema operacional instalado (que no meu caso, é o Windows 10); ao selecioná-la, o dual boot será configurado automaticamente pelo instalador do Linux Mint.

Apesar disso, recomendo que selecione a "Opção Avançada" (em destaque na imagem abaixo), com isso, poderemos criar manualmente as partições necessárias para a instalação do Mint.Observação: Se o seu disco rígido é novo e/ou não tem nenhum sistema operacional instalado (muito menos os seus arquivos pessoais), você poderá selecionar a opção "Apagar disco e reinstalar o Linux Mint".

E avisando novamente, APENAS ESCOLHA ESSA OPÇÃO SE O SEU HDD FOR NOVO E/OU NÃO TEM NENHUM SISTEMA OPERACIONAL OU SEUS ARQUIVOS PESSOAIS NO MESMO. Caso escolha esta opção, poderá continuar o processo de instalação a partir deste ponto (clique AQUI).Abaixo mostro como instalar o Linux Mint manualmente, selecione a "Opção Avançada" e clique em "Continuar".

Na tela seguinte será exibido o(s) disco(s) rígido(s) do seu computador, bem como as partições existentes.
Primeiramente, vamos criar a Partição Raiz (onde o Linux Mint será instalado). Como você liberou espaço em disco anteriormente, basta selecionar o espaço livre do seu disco rígido e clique no botão "+".

Na tela seguinte você deverá configurar os detalhes da partição, alterando apenas as seguintes opções:- Defina o Tamanho (em MB), como mostrado por "1" na imagem abaixo (lembrando que o recomendado é destinar, no mínimo, 20 GB para a partição raiz). Com isso, você deverá multiplicar por 1024 o tamanho em GB que deseja, obtendo o valor em MB da mesma; neste exemplo, criei a partição raiz com 21 GB ( 1024 x 21 = 21504 MB );- Em "Usar como", selecione a opção "Sistema de arquivos com 'journaling' ext4", e em "Ponto de montagem", selecione a "/" (barra).

Feito isso, clique em "OK":

Vamos criar agora a Partição Swap (área de troca), selecione novamente o espaço livre do seu disco rígido e clique no botão "+".

Em seguida, você terá que definir as configurações da partição, alterando apenas as seguintes opções:- Defina o Tamanho (em MB) para a Partição Swap.
Não existe um tamanho pré-definido para a Swap, você decide o quanto de espaço ela terá. Caso não tenha certeza, recomendo que deixe-a com no mínimo 4 GB ( 1024 x 4 = 4096 MB ), a mesma quantidade que utilizo no meu computador. Neste exemplo, apenas utilizei o restante do disco como Swap (já que tinha pouco mais de 5 GB livres).

- Em "Usar como", selecione a opção "Área de troca (swap)".

Feito isso, clique em "OK":

As principais partições para a instalação do Linux Mint foram criadas, mas antes de continuar, fique atento:- Você tem a opção de criar uma partição home para armazenar os seus arquivos, tais como músicas, vídeos, documentos e outros (se não criá-la, seus arquivos ficarão guardados dentro da partição raiz). Caso precise reinstalar o Linux Mint ou instalar outra distro Linux no seu HDD, os seus arquivos pessoais ficarão a salvo nela.

Para criar uma NOVA PARTIÇÃO HOME, basta repetir o processo de criação de partição mostrado acima, selecionando o espaço livre em disco >> clicar no botão "+" e definir o tamanho da partição. Após, em "Usar como", selecione "Sistema de arquivos com 'journaling' ext4" (opção padrão) e o ponto de montagem como /home.

- Se já possui uma partição home separada no disco rígido (que utiliza em outra distribuição Linux instalada) e quer utilizá-la no Linux Mint, apenas selecione-a, clique no botão "Alterar" e altere apenas o ponto de montagem para /home, ok?

E atenção:- Se o seu computador for mais "antigo" e não tenha UEFI, após criar/editar as partições necessárias, basta clicar em "Instalar agora" e continuar para o próximo passo.- Mas caso o seu computador seja equipado com UEFI (e tenha o Windows 8, 8.1, Windows 10 ou outra distro Linux instalado(a) no disco rígido), você deverá identificar a partição com o Tipo EFI (formatada em FAT32 e com tamanho igual ou m pouco maior que 100 MB, que no meu caso é a sda2). Após, selecione essa mesma partição em "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização".

Confira todas as mudanças feitas anteriormente, se tudo estiver correto, clique em "Instalar agora"

Será exibido as mudanças que serão realizadas no seu disco rígido, clique em "Continuar" para confirmar:

Vamos agora fazer a pré-configuração do Linux Mint. Primeiro, em "Onde você está?", selecione a região correspondente ao fuso horário onde você está localizado, feito isso, clique em "Continuar":

Após, selecione o layout do seu teclado, que no meu caso foi detectado automaticamente.
Caso esteja em dúvida, você pode fazer testes digitando, por exemplo, caracteres especiais no campo próprio para isso (e veja se os caracteres que aparecerem "conferem" com as teclas digitadas). Uma outra opção é clicar em "Detectar layout do teclado" para iniciar o assistente de configuração de teclado.Feito isso, clique em "Continuar"

Na tela seguinte você deverá informar o seu Nome completo, definir o hostname para o seu computador (Nome do seu computador), escolher um Nome de Usuário* do sistema e uma Senha para utilizar o computador.* Atenção - Caso tenha uma partição home separada no seu disco rígido (utilizada por outra distribuição Linux instalada), você deve escolher um Nome de Usuário do Linux Mint diferente do utilizado no seu outro Linux, ok?
Por exemplo, se você utiliza essa partição /home no Fedora e tem o o nome de usuário "fulano", agora que irá instalar o Linux Mint você deve escolher um outro nome de usuário, como "fulano1", evitando assim "conflitos" de configurações entre os sistemas.Feito isso, recomendo que deixe marcado a opção "Solicitar minha senha para entrar" e NÃO MARQUE a opção "Criptografar minha pasta pessoal".
Após, clique em "Continuar"

O processo de instalação foi iniciado, agora é só aguardar! Caso tenha marcado a opção "Instalar softwares de terceiros para gráficos e hardware Wi-Fi, Flash, MP3 e outras mídias" (e dependendo da velocidade da sua internet), a instalação será um pouco mais demorada:

Após concluir a instalação, aparecerá uma mensagem na tela onde você poderá reiniciar o computador ou continuar testando o Linux Mint no modo "Live". No caso, clique em "Reiniciar agora" e aguarde:

* Será pedido que remova a mídia de instalação e pressione Enter para reiniciar o computador.

Se estiver fazendo dual boot com o Windows ou outro Linux (e se tudo correr bem durante o processo de instalação), aparecerá uma tela semelhante a esta abaixo quando iniciar/reiniciar o computador (o GRUB, mostrando os sistemas operacionais instalados). Com as teclas direcionais para cima e para baixo, você pode selecionar qual sistema operacional iniciar; no caso, deixe selecionado o Linux Mint e pressione Enter

Faça login na sua conta de usuário criada no momento da instalação:

Parabéns, o Linux Mint foi instalado com sucesso! Agora é só começar a utilizar!

O Windows está iniciando direto, o que fazer?


Se por acaso, após fazer a instalação do Linux Mint, não aparecer a tela do GRUB (o Windows inicia "direto", sem a opção de escolher qual S.O. para iniciar), será necessário configurar a opção de inicialização dentro do próprio Windows.
Para isso, faça login na sua conta do Windows normalmente, depois, digite "cmd" (sem aspas) no Menu Iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador".

Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar o comando abaixo:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows. E se mesmo assim o Windows ainda iniciando direto, recomendo que tente recuperar o GRUB através do Boot-Repair, como é explicado neste post publicado no Viva o Linux, acesse:

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Boot-Repair-Como-recuperar-o-GRUB-facilmente/

E boa sorte!

texto adaptado do sitio abaixo:

http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/01/Guia-de-instalacao-do-Linux-Mint-18.html

Sitio do Vieira