- Mariana Schreiber - @marischreiber
- Da BBC News Brasil em Brasília
Após reações negativas ao anúncio de que o WhatsApp exigirá de seus usuários que aceitem novos compartilhamentos de dados com o Facebook, o aplicativo de conversas anunciou nesta sexta-feira (15/01) que está adiando essa mudança para 15 de maio.
Inicialmente, a exigência passaria a valer já no dia 8 de fevereiro. No entanto, a empresa avaliou que seus usuários precisam de mais tempo para compreender melhor o que exatamente muda na nova política de privacidade.
Após o primeiro anúncio, feito a partir de 8 de janeiro por meio de notificações aos usuários, milhões de pessoas no mundo buscaram alternativas de aplicativos de conversas, disparando os downloads de concorrentes como Signal e Telegram.
"Ouvimos de muitas pessoas quanta confusão existe em torno de nossa recente atualização. Tem havido muita desinformação causando preocupação e queremos ajudar todos a entender nossos princípios e fatos", afirma o comunicado da empresa.
A reação negativa fez o WhatsApp avaliar que o aviso brusco por meio de notificações— que basicamente diziam aos usuários para aceitar a atualização da política de privacidade ou deletar sua conta — não foi bem sucedida, sendo necessário melhorar essa comunicação direta.