Total de visualizações de página

Pesquisar

Followers/Seguidores

A história da #Netflix - #TecMundo


A história da #Netflix - #TecMundo




Netflix é uma das empresas mais amadas tanto no Brasil como no mundo e o sucesso dos nossos especiais Netflix prova isso. Não poderia ser diferente, eles têm o melhor SAC, oferecem conteúdo de qualidade, está disponível para o cliente na hora em que desejar e tudo por um preço justo, afinal, a mensalidade mais cara custa menos do que 1 sessão de cinema e você nem precisa sair de casa.
Hoje o serviço está presente em quase todos os países do mundo. São mais de 190 e apenas em 3 deles não é possível acessar o conteúdo, como locais nos quais o governo dos EUA impõem restrições: Crimeia, Coreia do Norte, Síria e a China. Bem, este último ela não está disponível mais ou menos, na verdade (a questão é complicada, mas está explicada abaixo em detalhes).
Hoje, quem vê ela disponível em quase todos os cantos do planeta nem imagina que a Netflix não começou com streaming de conteúdo e também não é uma daquelas startups que explodiram em 1 ou 2 anos. 
Se você ainda acredita naquela velha história de que a ideia surgiu quando Reed Hastings teve que pagar 40 dólares de multa por ter atrasado a entrega do filme Apolo 13 (link da Netflix aqui), então saiba que foi enganado. Essa é só a "versão oficial" para criar uma aura mitólogica sobre a marca. Continue lendo o texto e conheça a história verdadeira da Nerflix.
A história da Netflix
Países em vermelho onde a Netflix está presente
Diferentemente do que todo mundo pensa, a NetFlix (ela tinha o “F” maiúsculo até 2002) é mais velha do que muitos usuários. Ela foi fundada por Reed Hastings - matemático e cientista da computação - e Marc Randolph - marketeiro e empreendedor - em 1997 (sim, lá se vão 20 anos).Os 2 se conheceram na primeira empresa fundada por Hastings, a Atria Software, uma empresa que fazia o controle e identificação de bugs e controle de desenvolvimento para softwares mais complexos, onde Rudolph assumiu o cargo de diretor de marketing. 
Em suas conversas eles viram que tinham algo em comum: ambos admiravam o modelo de negócios online que a Amazon tinha implementado e, assim como Elon Musk, os criadores do Google, e tantos outros empreendedores desta época, eles queriam descobrir algo que também pudessem vender pela internet. 
O mercado escolhido foi o da locação de filmes, que girava 16 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos. Só havia um porém: As fitas VHS eram muito frágeis para serem despachadas via correio. Problema que foi resolvido quando eles ficaram sabendo dos tais DVD's, novidade no mercado que eram perfeitos para o envio: leves, pequenos, resistentes e cabiam em um envelope.
A lógica do negócio seria a seguinte: o usuário do serviço entraria no site (que seria a plataforma escolhida), selecionaria o título que desejava ver; o DVD era enviado pelos correios; o assinante ficava com o disco por quanto tempo quisesse; e depois o mesmo era retornado gratuitamento também pelos correios. Tudo por apenas 50 centavos de frete por cada DVD enviado (custo de envio extinto depois), sem multas por atraso, sem custo extra por determinado título e o principal: a possibilidade de um mesmo usuário receber vários DVD’s em casa ao mesmo tempo de acordo com o seu plano de assinatura (até o máximo de 8). O assinante ainda tinha ainda a opção de comprar o DVD caso quisesse.
Com a fórmula em mãos eles começaram a trabalhar, oficialmente, em 29 de agosto de 1997, na cidadezinha de Scotts Valley, de menos de 10 mil habitantes. O aporte inicial para comprar os 925 títulos disponíveis (o que era quase todos os filmes produzidos em DVD até o momento) e contratar os 30 funcionários iniciais veio de um financiamento de 2.5 milhões de dólares de Steve Kahn e também da fortuna recém adquirida de Hastings, que havia vendido a sua empresa de software por nada mais nada menos do que 700 milhões de dólares, a aquisição mais cara do Vale do Silício até então.
A história da Netflix
Marc Rudolph e Reed Hastings
O início oficial das operações ao público ocorreu em 1998, quando eles lançaram o site onde você fazia a solicitação de quais DVD's gostaria de receber na porta da sua casa através dos correios. Nesse primeiro momento os valores ainda eram cobrados por disco separado. Mas quem poderia reclamar? Se antes você tinha que ir até uma videolocadora, ou um cinema para assistir um filminho, a partir de então poderia fazer tudo isso através de um site. Foi verdadeiramente revolucionário.